6/11/2010

Oil & Gas: Governo brasileiro pretende realizar 11ª Rodada de Licitação do pré-sal em 2010

11ª Rodada de Lcitação do pré-sal pode acontecer este ano.

O governo federal pretende realizar ainda este ano a 11ª Rodada de licitações para exploração de petróleo e gás. O diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Haroldo Lima, vai apresentar a proposta para licitar blocos terrestres e marítimos fora da área do pré-sal na próxima reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), no fim deste mês.


O diretor da ANP disse que, além de blocos terrestres, a ideia é oferecer também tanto áreas em águas rasas quanto em áreas profundas fora da região do pré-sal, localizada na Bacia de Santos. Com a aprovação do CNPE, a ANP pode lançar o edital de licitação já no próximo mês.

Desde 2008 não acontece rodadas de licitações para exploração de petróleo e gás no mar, quando foi feita a 10ª Rodada apenas para blocos terrestres. Em 2007, o governo federal retirou os blocos marítimos uma semana antes da 9ª Rodada. A retirada dos blocos foi feita pelo governo ao anunciar a descoberta de reservas gigantes de petróleo no pré-sal na Bacia de Santos.

Depois de ter sido suspensa em 2006 por questões judiciais, os contratos dos blocos concedidos ainda não foram assinados, pois oficialmente a rodada não foi concluída. Alguns blocos que seriam oferecidos na 8 Rodada estão próximos à área do pré-sal, que aguarda a definição do novo marco regulatório.

Fonte: LexPetrolea

Nenhum comentário:

Postar um comentário