Edital de Licitação do TAV Brasil sai na próxima semana
O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, anunciou nesta quinta-feira, 01/07, que até o final da próxima semana será publicado o edital de licitação do Trem de Alta Velocidade (TAV) que ligará Campinas-São Paulo e Rio de Janeiro. O leilão para escolha do consórcio vencedor para construção e operação do TAV ocorrerá no final de novembro.
Em entrevista coletiva, da qual participaram o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, e o superintendente de Estruturação de Projetos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Henrique Pinto, Bernardo Figueiredo explicou que o prazo maior em relação ao estimado inicialmente para a realização do leilão, atende às solicitações dos potenciais investidores. Eles consideravam pouco o período de dois meses, entre a publicação do edital e a realização do leilão, para o desenvolvimento dos projetos básicos de suas propostas, item indispensável para a participação no leilão.“Ao governo interessa um processo competitivo e se fosse mantido um prazo menor, alguns interessados poderiam desistir de participar”, disse Figueiredo.
As adequações do edital de licitação recomendadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), estão sendo concluídas e no início da próxima semana serão submetidas ao Conselho Nacional de Desestatização (CND) que aprovou a construção e operação do TAV por meio de concessão. O diretor da ANTT avalia que as obras do TAV comecem no final de 2011, após as liberações das primeiras licenças ambientais e das desapropriações necessárias por onde passará o TAV. Bernardo Figueiredo disse que os trabalhos de elaboração dos Estudos de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) serão acompanhados por técnicos do Ibama e do Ministério do Meio Ambiente, o que deverá contribuir para apressar a liberação das licenças ambientais prévias.
O superintendente de Estruturação de Projetos do BNDES, Henrique Pinto, disse que o contrato de financiamento com o consórcio vencedor da licitação deverá estabelecer cláusulas de revisões nos primeiros cinco e dez anos de vigência contratual. Estas revisões poderão ser feitas para assegurar o equilíbrio entre o fluxo de caixa do empreendimento e os custos do financiamento, caso haja riscos acentuado de demanda nos primeiros anos de operação do TAV. Conforme decisão do TCU, O consórcio vencedor poderá buscar financiamento público de até R$ 19,9 bilhões para serem pagos em 30 anos, com cinco anos de carência.
ETAV
O diretor-geral da ANTT informou ainda que a proposta de criação da Empresa do Trem de Alta Velocidade (ETAV) já foi enviada para a Casa Civil da Presidência da República. Segundo o ministro dos Transportes, Paulo Passos, a empresa estatal terá um quadro de pessoal reduzido, porém, de elevado padrão de qualificação. A empresa participará com 33% do capital da Sociedade de Propósito Específico (SPE), que será criada para construir e operar o TAV e com até 10% do valor total do empreendimento. Caberá à empresa bancar os custos com as licenças ambientais prévias e com as desapropriações, cujos valores serão integralizados como capital da SPE.
A ETAV será também responsável pela absorção do conhecimento tecnológico e de operação do TAV e pela fiscalização da execução da obra, daí a necessidade de seu corpo técnico ser altamente qualificado. Enquanto a empresa não existir de fato, uma vez que a criação dela depende de aprovação do Congresso Nacional, suas futuras atribuições serão exercidas pelas ANTT, que firmou convênio com o Banco Mundial e com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para capacitação do pessoal necessário para as tarefas.
Fonte: ANTT
This blog is designed to inform investors about business opportunities in Brazilian infrastructure projects. It covers energy, telecomm, mining, transportation, ports and airports greenfield and brownfield projects. Its content is supported by official information and/or documentation gathered from news agencies, Brazilian regulatory agencies or other governmental entities. This blog is updated upon new regulations on the areas covered by this blog are issued by Brazilian Agencies.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário