MME aprova diretrizes para leilões de sistemas isolados.
O Ministério de Minas e Energia publicou nesta quinta-feira, 1º de julho, as diretrizes para para leilões de atendimento dos sistemas isolados. Os certames serão para contratação de aquisição de energia; aluguel ou aquisição de unidades geradoras; e contratação de prestação de serviços de suprimento de energia. A Agência Nacional de Energia Elétrica poderá delegar a realização dos leilões, inclusive para as próprias distribuidoras, mas será responsável pela aprovação do edital e da sistemática.
As distribuidoras, segundo a portaria nº 600, deverão apresentar o planejamento para cinco anos até o dia 1º de março de cada ano. Como exceção, os planos para atendimento dos mercados consumidores a partir de 2011 poderão ser encaminhados para a Empresa de Pesquisa Energética até 4 de outubro deste ano. A EPE, por sua vez, fará análise técnica dos documentos e encaminhará para aprovação do MME. Após essa etapa, a Aneel poderá elaborar o cronograma dos leilões.
Para formatação dos certames, as distribuidoras deverão apresentar projetos de referência, que são a descrição de solução de suprimento de energia elétrica. Eles deverão buscar a redução de custo total da geração e da utilização de recursos da Conta de Consumo de Combustíveis Fósseis. Segundo a portaria, o preço teto de cada leilão será limitado ao custo de atendimento do mercado da distribuidora por meio do projeto de referência e o critério de seleção para aquisição de energia será o menor preço.
A portaria permite à Aneel, até a aprovação dos editais e sistemáticas, realizar chamada pública ou o aditamento de contratos, por no máximo 36 meses, não prorrogáveis, nos contratos de compra de energia.
Fonte: CANALENERGIA
Acesse aqui a Portaria MME nº 600, de 30 de junho de 2010.
http://www.canalenergia.com.br/arquivos/materias/%7B8732ABEA-A928-4007-A893-2C06AC22F36A%7D_Portaria_n_600-2010_1_.pdf
This blog is designed to inform investors about business opportunities in Brazilian infrastructure projects. It covers energy, telecomm, mining, transportation, ports and airports greenfield and brownfield projects. Its content is supported by official information and/or documentation gathered from news agencies, Brazilian regulatory agencies or other governmental entities. This blog is updated upon new regulations on the areas covered by this blog are issued by Brazilian Agencies.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário